segunda-feira, 19 de outubro de 2015

VOCÊ DIZ QUE NÃO HÁ PARA ONDE IR. IR A ALGUM LUGAR É PERPETUAR A ILUSÃO.

E ÀS VEZES EU VEJO ISSO ....

E VOCÊ DIZ QUE RELIGIOSIDADE É REJEITAR O CONHECIDO E A PESSOA NÃO DEVE FICAR NO CRUZAMENTO MAS SE ARRISCAR E COMETER ERROS...

VOCÊ DIZ QUE JÁ É O CASO - O BUSCADOR É QUEM ELE PROCURA...

E VOCÊ DIZ RELIGIÃO É AUTO-CRIAÇÃO, CONSTANTE REBELIÃO...

A COMBINAÇÃO E A HARMONIA DE TODAS ESSAS COISAS ENTRE ELAS É UM CAOS SINGULAR.

Isso é verdade. Alguma vez você já testemunhou um parto? É uma bagunça, singularmente caótica.

Esse aqui é o nascimento de uma nova consciência. Vocês estão testemunhando algo raro. Isso só acontece uma vez em milhares de anos. Sempre que algo novo nasce, ele é caótico. Você pode perguntar aos cientistas o que eles dizem sobre o nascimento do mundo. Foi totalmente bagunçado, um caos. O cosmos tem que sair do caos.

E antes que eu possa criar eu tenho que destruir você. Eu tenho que desmontar o velho arcabouço completamente. Naturalmente, quando o velho é desmontado e o novo ainda tenha sido criado, há um período, um período de transição, onde tudo vai ser confuso, caótico, uma bagunça.

Mas se o caos vai dar à luz a uma estrela, tem que ser bem-vindo. Ordem e um sistema organizado, nem sempre são bons, nem sempre são benéficos. Desordem nem sempre é prejudicial. A pessoa tem que olhar para cada caso, para determinar o que é o mais adequado. Depende, se a destruição é o objetivo, então a destruição é a violência. É feia, mas se a criação é o objetivo, aí quem já foi capaz de criar qualquer coisa sem destruição? Você como ego, tem que ser destruído.

E esse é o meu dispositivo, Essa é minha estratégia - criar contradiçoes. Isso é um NAQSHBANDI. Esse é o meu estilo. Eu me contradigo tanto, por uma razão: se você continuar a me ouvir, mais cedo ou mais tarde você vai parar de acreditar em mim. Esse é o meu objetivo - porque você vai saber que não faz sentido acreditar neste homem. Amanhã ele vai se contradizer. Antes de você se estabelecer em uma crença ele vai contradizê-la. Ele não vai deixar você se apoiar em nenhum abrigo ideológico. Depois de saber disso, pouco a pouco, o velho hábito de se apegar a um determinado conceito mental desaparece. Ele só pode desaparecer se as declarações forem continuamente sendo contraditórias.

Se eu for muito consistente eu vou me tornar sua crença, eu vou me tornar sua igreja, eu vou me tornar sua religião. E eu não quero me tornar sua igreja ou seu dogma ou sua religião - Eu quero me tornar a sua salvação, a sua libertação, a sua liberdade. O objetivo é totalmente diferente. Se você está procurando um tipo de crença, então você está em apuros.

É por isso que Anand Veda - que fez esta pergunta - está em apuros. Ele deve estar procurando alguma segurança, alguma ideia. Ele quer alguma ideologia para se agarrar; Ele quer um abrigo para se esconder, para se abrigar. Ele não quer enfrentar a vida confusa, a vida caótica - a vida como ela é. Ele quer se preparar, ele quer estar preparado para enfrentar a vida com ideias, ideologias, conceitos, filosofias. Ele quer ir ver a verdade com uma mente totalmente pronta.

De outra forma a verdade é confusa. Ela é totalmente um caos. Encontrar a verdade despreparado é desaparecer nela. Mas esse é o único encontro possível, não há nenhum outro. Se você não está pronto para desaparecer dentro desse caos, você não vai encontrar com a verdade. A verdade não é um conceito.

Mas você quer um conceito, você quer uma filosofia clara de modo que você possa depender dela e você pode lutar em nome de uma filosofia e você pode argumentar em nome dessa filosofia.

No entanto, vai ser muito difícil argumentar por mim. É impossível argumentar por mim, pelo que eu estou dizendo. Você não pode. Qualquer um pode ver que minhas declarações são contraditórias - nenhum grande discernimento é necessário para ver isso. Qualquer pessoa estúpida pode ver que minhas declarações são contraditórias. Uma boa inteligência será necessária para ver que minhas declarações não são sobre a verdade, elas são truques, são designs, para destruir algo em sua mente. Grande inteligência será necessária para ver isso.
Eu nunca vou permitir que você se contente comigo; você terá que se mover. Todos os dias eu vou criar e todos os dias eu vou destruir. Mais cedo ou mais tarde, o entendimento vai surgir em você que não há necessidade de se apegar.

Porque você se apega, isso dói quando algo é levado embora de novo. Então, por que se apegar em primeiro lugar? Não apego é liberdade.

Estas declarações contraditórias não são destinadas a serem declarações sobre a verdade - não, não de jeito nenhum. A verdade não pode ser dita... Ninguém nunca conseguiu falar sobre ela, ninguém nunca vai poder falar sobre a verdade. Isso não é possível. A verdade não pode ser confinada à palavras. E eu não estou dizendo a verdade, eu estou simplesmente criando um espaço em você - o espaço que eu chamo o desapegado, mente solta, a mente sem conteúdo. Uma vez que esse estado estiver lá,  você vai saber o que é verdade... Eu não posso dizer o que é verdade, mas posso criar um truque, tenho uma estratégia, um design, pelo qual você possa ser capaz de ver a verdade.

Quando você me ouve, se você ouvir como se você estiver ouvindo a um filósofo, você vai me perder. Se você me ouvir como se estivesse ouvindo a um teólogo, então você vai me perder. Se você me ouvir como se eu fosse um lógico, então você vai me perder. Eu uso a lógica apenas para destruir a lógica, eu uso as palavras para destruir as palavras, eu uso as escrituras só para destruir as escrituras. O mais silenciosamente, inteligentemente, que você me escute, mais esse fato vai, pouco a pouco, se tornar muito, mas muito claro para você. Nessa clareza há visão; nessa transparência, nesse silêncio, quando não houver uma única ideia em sua mente sobre a verdade, a verdade aparece.

Então essas declarações são contraditórias. Contradição e paradoxo é meu design.

E eu não estou dizendo para você: "Faça isso, não faça aquilo." É assim que você novamente vai criar problemas para si mesmo.

Você me ouve com um profundo desejo de fazer alguma coisa. Então, quando você me ouvir dizendo 'Faça isso' - ou você interpreta como se eu estivesse dizendo 'Faça isso' - você se apega imediatamente; você começa a se preparar para fazê-lo. E no momento seguinte eu digo que isso é errado. Então você está perdido. Você estava a ponto de entrar em ação em antes mesmo de ter agido, já não está certo.

Estou tentando ajudá-lo a abandonar todos os tipos de desejos - incluindo o desejo que você tem de alcançar a verdade, o desejo de que você tem que alcançar o nirvana; Inclusive o desejo que você tem de não ter desejos.

Por que você está com pressa de fazer alguma coisa? Você está sempre ocupando sua mente com alguma coisa. Por que você não pode ser, simplesmente ser? Ser é a sanidade e a salvação. O momento que você começar a fazer, você fica confuso, porque tudo o que você faz - e digo isso incondicionalmente, QUALQUER COISA -  irá criar mais ego em você. Fazer cria o fazedor e o ego é todo o problema. O ego tem que ser descartado e o ego sempre aguarda a oportunidade para fazer algo.

Quando eu estou tentando explicar para você o que é meditação, eu estou fazendo uma coisa e você está se preparando para outra coisa. Estou tentando falar com você; Estou simplesmente compartilhando a minha visão, minha percepção, meu insight sobre meditação, a minha experiência de meditação. Eu estou tentando fazer apenas uma coisa: torná-lo alerta sobre o que o estado de meditação é. Enquanto eu estou falando sobre esse estado, você está planejando interiormente como alcançá-lo, o que fazer sobre isso. Você existe em uma dimensão totalmente diferente.

Eu digo que meditação não pode ser feita - pode-se estar em meditação, mas não se pode fazê-la. É como o amor. Você pode estar amando, mas o que você pode fazer sobre isso? Ou é ou não é. Escutando eu dizer isso, você vai interpretando, reduzindo tudo o que digo em como fazê-lo. Eu estou dizendo a você, que se você puder simplesmente me escutar com atenção plena, isso vai trazer a iluminação. Não há necessidade de fazer qualquer outra coisa. Apenas por escutar atentamente, apenas por ver que está acontecendo aqui entre eu e você, apenas por estar comigo, você vai se tornar iluminado - não fazendo nada.

Mas você não gosta nada disso, porque isso não dá a você um ego. Se a iluminação acontece apenas por estar comigo, então quem é você? Então o que é você? Então o que você fez? Então, como você pode se gabar sobre isso? Será uma dádiva, será um presente. Você terá que ser agradecido por isso, você terá que ser grato por isso. Você não pode ir para o mundo dizendo que você fez isso. Como você pode dizer, 'eu fiz isso?' Não tem nada a ver com o seu fazer ou com você, com seu ego.

Não, você não está muito interessado nisso. Você está interessado em fazer algo, alcançar algo, atingir um ápice, de modo que você possa dizer que você realizou. Mas como você pode alcançar a iluminação? Você é a barreira para isso, a única barreira.

A iluminação vem quando você não existe como persona, como ego. Ela está disponível agora; está toda ao seu redor. Iluminação é o material que a existência é feita. Ela está banhando você nos raios solares, ela está cantando nas aves, ela está dançando nas árvores. Ela está em mim e está em você. Você apenas tem que chegar a um ponto em que você não está fazendo nada - e de repente você vê o fato disso, a presença radiante disso. Mas isso acontece somente quando você não está em um momento de não fazer nada, de não pensar em nada. Fazendo, você se torna ocupado; fazendo, você vai para fora.

Não-fazendo, de repente você está dentro de si mesmo. Fazendo é o caminho para fora de si; não-fazer é o caminho para estar onde você deve estar, para estar onde você realmente é. Fazendo leva você para o futuro no tempo; não-fazer permite que você relaxe na eternidade.

O paradoxo é a minha maneira - de modo que você nunca será capaz de se apegar a qualquer coisa que eu diga. E você será grato um dia por eu não ter sido consistente, porque com um homem consistente você nunca vai poder estar na dimensão chamada de iluminação. Com uma pessoa consistente você vai se tornar um seguidor, com uma pessoa consistente você vai se tornar muito lógico, filosófico. Você vai ter belas ideias para propor ao mundo, você terá uma boa mente arrumada sistemática. Mas isso não tem nada a ver com iluminação. Você pode tornar-se iluminado somente com uma pessoa totalmente inconsistente.

E quando você for capaz de ver o que estou fazendo aqui, então você vai se surpreender porque todas as minhas declarações são inconsistentes e ainda assim há uma consistência em meu ser. E essa consistência é porque eu sou continuamente paradoxal, consistentemente paradoxal, consistentemente inconsistente. Essa consistência você vai ver algum dia.

Na superfície eu vou dizer muitas coisas e cada coisa será contra outras coisas e você não será permitido possuir qualquer ideia. Estou aqui para tirar todas as ideias de você, não para dar mais ideias. Como você é agora, você já tem mais do que o suficiente.

Osho Sufis The People of the Path Volume 2

Capítulo: Um Caos Singular

Nenhum comentário:

Postar um comentário