segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A NECESSIDADE DE ATENÇÃO
Por que você quer a atenção? Porque você está vazio. Se o marido não está dando atenção para a esposa, ela fica com raiva. Se o marido chega em casa e a esposa não dá atenção a ele, ele entra em um acesso de raiva. Por que há tanta necessidade de atenção? Por que você quer tanto a atenção para si mesmo?
Porque você está vazio. No fundo, você é tão pobre internamente que se ninguém está prestando atenção em você, você começa a sentir como se você não existisse. Toda a sua existência depende da atenção das pessoas.
 
 Esta é a causa raiz da política; é assim que um político nasce. A política não é nada mais do que uma estratégia para atrair a atenção. O político é o homem, espiritualmente, mais pobre do mundo, porque ele precisa de milhares e milhares de pessoas e da atenção delas e constantemente - só então ele pode viver. Essa é sua comida, sua nutrição. Ele devora atenções das pessoas. De qualquer forma, certo ou errado a atenção é necessária.
E qual é a causa de todos os crimes no mundo. Os políticos e os criminosos comuns não são pessoas muito diferentes. Psicologicamente eles são do mesmo tipo. O político está tentando maneiras que são aceitáveis para a sociedade e o criminoso comum, em seu desespero, começou a tentar maneiras que não são aceitáveis para a sociedade.

Um homem nos Estados Unidos matou sete pessoas, por nenhuma razão. Estranho! Simplesmente ele foi à praia e disparou sua arma contra sete pessoas. Ele não as tinha encontrado antes. Ele nem viu seus rostos. Ele foi questionado na corte "Por quê?"

Ele disse: "Eu queria ter a minha imagem nas primeiras páginas dos jornais. E eu estou feliz! Agora eu sou alguém. Todo mundo sabe sobre mim. Eu não estou morrendo como um ninguém. Você pode me dar qualquer punição - a morte é aceitável - mas eu tinha vivido o suficiente como um ninguém. Eu passava e ninguém prestava atenção em mim -. Agora, todo mundo sabe que eu existo, que eu sou importante "

Vá fundo na mente do criminoso e você vai encontrar isso. E essa é a mente do político também. Se o político é bem sucedido pouco a pouco ele se torna um criminoso. O mais poderoso ele se torna, mais ele se torna criminoso. Ele é santo só quando ele está fora do poder. Sua santidade é só quando ele é impotente. Uma vez que ele se torna poderoso, ele não se importa; aí, ele começa a fazer todas aquelas coisas que ele sempre foi contra.

Mas todo mundo é um político nesse sentido. Se você anseia por atenção, observe - você tem alguma política em você. E a política é venenosa. Se você passar por uma rua e ninguém diz olá a você, ninguém diz bom dia, ninguém olha para você, como você se sente? Uma nulidade. Isso dói. Se dói ele mostra apenas uma coisa: que você não tem nenhuma consciência. Caso contrário, não há necessidade!

O homem de consciência pode viver absolutamente sozinho e totalmente feliz. Ele pode mover-se no meio da multidão e ele não vai pensar nem por um só momento que qualquer pessoa deve prestar atenção a ele. Na verdade, ele gostaria que ninguém prestasse atenção a ele, para que ele possa continuar fazendo a sua coisa, sem qualquer interferência das pessoas.
.
OSHO
The Perfect Master
Discursos sobre Sufismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário