terça-feira, 25 de agosto de 2015

OSHO, VOCÊ SE CONSIDERA UM PROFESSOR DE RELIGIÃO?



Eu vou ter que explicar isso.

Q: Você pode se sentir livre para explicar isso para mim.

Na Índia, nós temos cinco categorias de professores. A primeira categoria é chamada de Arihanta; Ele é um professor e, também, um mestre. Sendo um mestre significa que ele realizou o que ele diz. Por exemplo, Jesus pode ser chamado de Arihanta,  porque tudo o que ele diz é sua própria realização. Ele diz: "É minha própria autoridade."

A segunda categoria chama-se Siddha. O Siddha só é um mestre. Ele realizou, mas ele é incapaz de comunicar sua realização. Ele não pode dizer o que Ele tenha se realizado; de uma certa forma que ele é um tolo. E tem havido muitos santos no mundo que não falaram porque eles não podem conseguir trazer o além dentro das palavras. Esse também é chamado de Buda, um professor.

A terceira categoria é chamada a Acharya - que é apenas um professor, mas não um mestre. Ele sabe exatamente o que ele está ensinando, mas não por sua própria autoridade. O Papa é um Acharya.  Se Jesus é um Arihanta, então, o Papa é um Acharya. Ele está falando sobre a autoridade da Bíblia, não por sua própria autoridade.

A quarta categoria é chamado Ubadhyay - aquele que não é sequer certo do que ele diz. Talvez fragmentos sejam verdadeiros. P. D. Ouspensky escreveu um livro sobre Gurdjieff: Em Busca do Milagroso. Seu subtítulo é "Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido" e ele é muito verdadeiro, por ter escrito o subtítulo - apenas fragmentos, porque ele podia entender apenas partes dele; partes estavam além dele. Ele também é chamado de professor.

E o quinto é chamado de um sadhu. Um sadhu é aquele que não alcançou mas está tentando sinceramente alcançar. Ele pode estar apenas um pé à frente de você, mas ele  só pode ensinar esse tanto. Ele não pode reivindicar a realização; ele não pode dizer com certeza que isso é assim.
A língua Inglesa ou portuguesa é pobre nisso, ela tem apenas duas palavras. O inglês ou português são pobres em muitos aspectos, especialmente na medida em que a religião é referenciada, mas é necessário ser dessa forma. Línguas orientais são pobres em termos científicos. Então você tem apenas uma palavra, professor, para tudo. Você pode me chamar de professor, mas para nós significa que é uma categoria muito inferior.

Q: Onde você se coloca nesta lista de cinco categorias?


Eu sou um Arihanta. Você pode me chamar de super professor, porque eu falo por mim mesmo. Eu não tenho que confiar em Jesus, ou Buda, ou Krishna. O que eu digo, eu sei. Se eu não sei, eu não digo.

[NOTA: Este foi publicado em The Times Rajneesh, 26 de agosto de 1983, enquanto que Osho em silêncio.]

Copyright © Osho International Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário